Grande Rota 36 – Grande Rota do Douro Internacional e Douro Vinhateiro – Troço de Miranda do Douro

Foi no Verão de 2017, enquanto percorria de carro a Rota da Terra Fria, que descobri na aldeia de Paradela, marcações de Grande Rota e um placar informativo onde se pode encontrar alguma informação e um mapa acerca desta Grande Rota. Descobri que começava na Penha das Torres (Paradela), Penha las Torres em mirandês e que seguiria até Sendim.

Procurei informação no posto de turismo de Miranda do Douro e para alguém como eu que já percorreu e pesquisou sobre muitas das grandes rotas existentes em Portugal, não foi de todo uma surpresa quando ouvi a resposta do funcionário do posto. “Grande Rota? Não tenho nenhum informação, nem sei de nada”. Mas então que marcações brancas e vermelhas eram aquelas que se encontravam a poucos metros do posto de turismo, questionava eu. Mais uma vez o funcionários não tinha uma resposta para me dar…

Pesquisei em seguida, no site do município. Não encontrei qualquer informação. Resolvi enviar  um e-mail à Câmara, mas tal como muitas vezes acontece, não obtive sequer uma resposta. Fui pesquisando online. Encontrei algumas notícias sobre a Grande Rota e após algum tempo, descobri a associação Frauga, na deslumbrante aldeia de Picote (recomendo a visita) que gentilmente me cedeu alguma informação sobre a rota, assim como o track gpx da mesma.

Cerca de 40k ligavam Penha das Torres até à Vila de Sendim, no extremo sul do município de Miranda do Douro. Sendo este um percurso linear, seria uma boa oportunidade para percorrer pela primeira vez uma grande rota, em cima de uma bicicleta. Foi por isso uma experiência nova e devo dizer, bem mais desafiante do que estava à espera. Percorrer em bicicleta, trilhos e estradões, não é de todo o meu elemento, mas com mais ou menos dificuldade, fiz finalmente o baptismo em BTT. Quanto ao percurso, não sendo ele nada técnico para quem o faz a correr ou a caminhar, para alguém inexperiente como eu, acabou por ser, por vezes complicado, sobretudo sempre que surgiam descidas mais acentuada e com bastantes pedras soltas.

O percurso foi quase todo ele feito em estradões, no meio de terrenos agricolas, passando em aldeias bem pitorescas como Paradela, Aldeia Nova, Cércio, Picote, onde o contacto com as gentes do planalto Mirandês é uma constante e sem dúvida uma das suas maiores riquezas.

Os pontos de destaque desta rota, são o Miradouro de Penha das Torres, onde o Rio Douro entra em Portugal e se inicia o Douro Internacional, este é também o ponto mais a Leste de Portugal, de seguida o Miradouro de São João das Arribas, onde mais uma vez, podemos contemplar vistas fabulosas do Douro e das Arribas que caracterizam esta região e por último a passagem na cidade de Miranda do Douro, onde infelizmente a rota passa lateralmente à Zona Histórica e ao Castelo.

Convém, por isso, deixar momentaneamente as marcações de lado e seguir pela Zona histórica, conhecer a zona da Catedral de Miranda e aproveitar para mais uma vez desfrutar das magníficas vistas desta região. O retorno às marcações pode ser feito na zona do castelo, vale bem a pena este pequeno desvio.

IMG_0346

IMG_0345

IMG_0355

Este é uma grande rota que percorre além do município de Miranda do Douro, os municípios de Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, numa extensão total de cerca de 180km. Nesta primeira incursão fiquei-me apenas pelo troço de Miranda, quem sabe em breve não saio para descobrir os outros…

Uma nota relativamente às marcações, aconselho vivamente a utilização de GPS, já que considero a marcação, em diversos locais, deficitária.

Track GPS Wikiloc

Registo Fotográfico Flickr

Anúncios

11 thoughts on “Grande Rota 36 – Grande Rota do Douro Internacional e Douro Vinhateiro – Troço de Miranda do Douro

  1. Isabel Pires

    Diogo,
    devias enviar este texto para a C
    MMD e também para o posto de turismo de Miranda. E, já agora, para o de Bragança. Talvez ajudes a melhorar a informação e pensem em publicitar essa rota.
    Boas férias
    Isabel

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s